O Galo

Tarde ensolarada no sítio, considerei gastar o tempo em alguma utilidade. Na cozinha, encontrei milho verde e brasa adormecida. Então, mesmo sem grande apetite, decidi o que fazer.

Tostei uma espiga das grande, saí comer lá fora.

O cereal delicioso atraiu o Galo, chefe absoluto do terreiro. Se interessou pela iguaria, majestoso porém, não pediu nem mendigou. Ficou na dele, rodeado por galinhas.

As galinhas não me viram. De cabeça baixa ciscavam compenetradas, outros galos circulavam em torno delas. Por que também não esgravatam a terra?

Aspirantes a Galo, cobiçavam as fêmeas do grandão.

As galinhas pareciam ter fome, empenhadas em arranhar o chão na busca sei lá do que. Quanto aos galos, não se regalavam porque o Galo marcava em cima. Ao que parece contavam com um improvável descuido do macho alfa, porque tinham um olho cerimonioso no Galo, outro, lascivo e faiscante, nas galinhas trabalhando.

Uma das galinhas chispou para o extremo do quintal, um galo se enveredou atrás. É agora. Mas o Galo tudo vê, enquadrou os dois na hora. Chamou os afoitos para junto do bando, antes de qualquer consumação.

Aí eu tive a ideia, vou manipular o galinheiro. Pobres injustiçados, também merecem.

Debulhei uns grãos de milho da espiga suculenta. Só o suficiente, não convém desperdiçar.

Acenei com o petisco, o Galo veio. De lado, para não perder de vista o harém – nem os mal intencionados. Agora, pensei, eu cevo aos poucos. Enquanto o bitelo se distrai enchendo o papo, os outros aproveitam.

Não caiu na armadilha, soberano, aguardou eu jogar tudo.

Depois, chamou a todos num ruído autoritário. Os galos se perfilaram rigidamente, seguido pelas galinhas de bico aberto. Clã reunido, todos interessados na oferenda disponível, o Galo tratou de engolir tudo serenamente, perante o testemunho da plateia submissa.

Conheça também Profunda Identidade

Saiba Mais

Fonte da imagem

https://pixabay.com/pt/photos/frango-galo-p%C3%A1ssaro-galinha-cabe%C3%A7a-3734005/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *